quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Web Marketing




Web Marketing

Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web.  Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está aguardando visitas.  É ai que entra a promoção através do Web Marketing.  .  É claro que existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors...  Mas como nosso canal de atuação é a Web, e portanto é lá que o nosso público está,  é natural que os meios mais eficazes de geração de tráfego sejam aqueles  realizados por meio do  web marketing.

O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
Estratégias de  Web Marketing
  Custo Retorno a Longo Prazo Trabalho de gerenciamento
  Baixo Alto Médio
  Médio Médio Alto
  Médio Alto  Alto
  Alto Médio Baixo
  Alto Baixo Baixo
REDES SOCIAIS
  Baixo Médio Alto
MARKETING DE PERMISSÃO (viral)
  Baixo Alto Médio
  Baixo Médio Baixo
Fonte: www.e-commerce.org.br

Estratégia #1 de Web Marketing: Sites de Busca

Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as estratégias de web marketing.  Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utiliza dos Sites de busca.  Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 38%.  Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são gratuitos,  embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da classificação e eventuais atualizações.
Você vai encontrar informações mais detalhadas sobre os sites de busca em:  Sites de Busca    

Estratégia #2 de Web Marketing: e-Mail Marketing

As pesquisas de comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão.  Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem arejados com seus visitantes.  Quando se fala em eMail Marketing, as pessoas  pensam  imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida  por empresas sérias.  Na verdade,  a grande força do eMail Marketing  é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse  canal  (opt-in).  A comunicação autorizada possibilita o conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente. 
Veja mais sobre email marketing em:  Email Marketing 

Estratégia #3 de Web Marketing: Programa de Afiliados

Um programa de afiliados, é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de afiliados o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle das vendas pelo comerciante e também pelo afiliadoProgramas de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas empresas utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que, da mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, os programas de afiliados se tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego. 
Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados

Estratégia #4 de Web Marketing: Banner, Links Patrocinados

Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em anúncios na TV, Rádio e mídia impressa.   A WEB é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing.  A grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca -- que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line.  É  importante, além da geração de tráfego levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor.  Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas viram a marca.
Na seção Banner  você vai encontrar mais informações sobre anúncios na forma de banners. Em Links patrocinados mais informações sobre essa forma de anúncios.

Estratégia #5 de Web Marketing: COMPRA COLETIVA

O sistema de divulção através da compra coletiva é a mais nova forma de divulgação da Internet. Trata-se de uma parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam ao estabelecimento após conhecê-lo.
Na seção COMPRA COLETIVA   você vai encontrar mais informações sobre essa estratégia de divulgação.
Conclusão:
Todas as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar retorno para o seu site.  O ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos estabelecidos. Para isso, é  fundamental  a observação de duas regras:   
  • Acompanhar e quantificar o resultado do investimento realizado, ou seja, quantas ações desejadas (AD)  foram realizadas,  ex: visitas, compras,  downloads,  etc.. 
  • Comparar o retorno atingido com  o investimento realizado. Isto poderia significar, por exemplo,  responder a seguinte questão: quanto me custa a venda de meu produto “X” , se eu utilizar a estratégia “A” ?  ou  a  “B”  ou  a “C” ?,  e assim por diante. 
Isso pode ser feito sem grandes dificuldades com a tecnologia disponível e representa uma das grandes vantagens do Web Marketing; a possibilidade de mensurar com precisão o desempenho e os resultados obtidos nos esforços promocionais.

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