Web Marketing
Web  Marketing, é qualquer esforço promocional  realizado por meio da Web.  Mesmo
 que  você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai 
precisar  fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe
 e está  aguardando visitas.  É  ai que entra a promoção através do Web 
Marketing.  .  É  claro que 
existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors...   Mas como
 nosso canal de atuação é a Web, e portanto é lá que o nosso  público 
está,  é natural que os meios mais  eficazes de geração de tráfego sejam
 aqueles   realizados por meio do  web marketing.
     
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
   
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
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Estratégias de         Web        Marketing | Custo | Retorno a Longo Prazo | Trabalho de gerenciamento | |
| Baixo | Alto | Médio | ||
| Médio | Médio | Alto | ||
| Médio | Alto | Alto | ||
| Alto | Médio | Baixo | ||
| Alto | Baixo | Baixo | ||
| 
REDES SOCIAIS  | Baixo | Médio | Alto | |
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MARKETING DE PERMISSÃO  (viral)  | Baixo | Alto | Médio | |
| Baixo | Médio | Baixo | 
Estratégia #1 de Web Marketing: Sites de Busca
Os  Sites de busca são de longe a forma 
mais popular de localização de  informações e produtos na 
Web. Justamente por isso ocupa um lugar de  grande destaque entre as 
estratégias de web marketing.  Pesquisa  realizada pelo Forrester 
Institute entre 8.600 residências com acesso  a Web, mostra que quase 
60% dos internautas se utiliza dos Sites de  busca.   Em segundo lugar 
vem o e-mail com cerca de 38%.   Sem dúvida,  o ponto forte dessa 
estratégia é o fato que a maior parte dos sites de  busca são 
gratuitos,  embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte 
 dos grandes sites que prestam esse serviço. O  Gerenciamento dessa 
estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de  montagem e registro 
do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento  da 
classificação e eventuais atualizações.
            
             
Estratégia #2 de Web Marketing: e-Mail Marketing
            As  pesquisas de 
comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é  
disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe
 pela  leitura de notícias e diversão.  Isso  indica que não dá para 
imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e  canais de 
comunicação muito bem arejados com seus visitantes.     Quando se  fala 
em eMail Marketing, as pessoas  pensam   imediatamente em mala-direta 
eletrônica, não autorizada  (spam). Prática que não deve ser  seguida  
por empresas sérias.  Na verdade,  a grande força  do eMail Marketing  é
 sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que  autorizou a 
abertura desse  canal  (opt-in).  A comunicação  autorizada possibilita o
 conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do  cliente. 
                  
Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing
Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing
Estratégia #3 de Web Marketing: Programa de Afiliados
            Um  programa de 
afiliados, é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e  
enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de 
comissões  sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de 
afiliados o  comerciante precisa adquirir uma solução (software) que 
faça o rastreamento  dos afiliados e possibilite o controle das vendas 
pelo comerciante e também  pelo afiliado.  Programas
  de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas empresas  
utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que, da
 mesma forma que ocorreu  nos Estados Unidos, os programas de afiliados 
se tornarão uma das formas mais  eficientes de geração de tráfego. 
                  
Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados
          
Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados
Estratégia #4 de Web Marketing: Banner, Links Patrocinados
Na  
economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo  
cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em 
anúncios  na TV, Rádio e mídia impressa.   A  WEB  é um novo canal com 
características peculiares e um público mais  qualificado, o que demanda
 uma comunicação de mais alto nível. É o que  muita  gente chama de 
Soft-Marketing.  A grande novidade são os links  patrocinados - anúncios
 pagos em sites de busca -- que estão ganhando  fatias  expressivas dos 
recursos destinados à publicidade on-line.  É   importante, além da 
geração de tráfego levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja,
 a presença da marca na  mente do consumidor.  Se 100 pessoas clicaram 
em determinado anúncio,  muito provavelmente milhares de pessoas viram a
 marca.
            
          
Na  seção Banner  você vai  encontrar mais informações sobre anúncios na forma de banners. Em Links patrocinados mais  informações sobre essa forma de anúncios. 
          
Estratégia #5 de Web Marketing: COMPRA COLETIVA
O sistema de divulção através da compra 
coletiva é a mais nova forma de divulgação da Internet. Trata-se de uma 
parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a 
divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em 
torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o 
suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o 
comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de 
vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam
 ao estabelecimento após conhecê-lo. 
Na  seção COMPRA COLETIVA   você vai  encontrar mais informações sobre essa estratégia de divulgação.  
Conclusão:
          
Todas
  as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar 
retorno para o seu  site.  O ideal seria utilizar todas e avaliar 
aquelas que melhor se enquadram nas  características de sua  empresa e, 
principalmente, nos objetivos estabelecidos. Para isso, é   fundamental 
 a observação de duas regras:    
- 
                                Acompanhar e quantificar o resultado do investimento realizado, ou seja, quantas ações desejadas (AD) foram realizadas, ex: visitas, compras, downloads, etc..
- 
                                Comparar o retorno atingido com o investimento realizado. Isto poderia significar, por exemplo, responder a seguinte questão: quanto me custa a venda de meu produto “X” , se eu utilizar a estratégia “A” ? ou a “B” ou a “C” ?, e assim por diante.
Isso
  pode ser feito sem grandes dificuldades com a tecnologia disponível e 
representa uma das grandes vantagens do  Web Marketing;  a possibilidade
 de mensurar com precisão o desempenho e os resultados obtidos  nos 
esforços promocionais. 
 
 
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