Web Marketing
Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo
que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai
precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe
e está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através do Web
Marketing. . É claro que
existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors... Mas como
nosso canal de atuação é a Web, e portanto é lá que o nosso público
está, é natural que os meios mais eficazes de geração de tráfego sejam
aqueles realizados por meio do web marketing.
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
Estratégias de Web Marketing
|
Custo | Retorno a Longo Prazo | Trabalho de gerenciamento | |
Baixo | Alto | Médio | ||
Médio | Médio | Alto | ||
Médio | Alto | Alto | ||
Alto | Médio | Baixo | ||
Alto | Baixo | Baixo | ||
REDES SOCIAIS
|
Baixo | Médio | Alto | |
MARKETING DE PERMISSÃO (viral)
|
Baixo | Alto | Médio | |
Baixo | Médio | Baixo |
Estratégia #1 de Web Marketing: Sites de Busca
Os Sites de busca são de longe a forma
mais popular de localização de informações e produtos na
Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as
estratégias de web marketing. Pesquisa realizada pelo Forrester
Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase
60% dos internautas se utiliza dos Sites de busca. Em segundo lugar
vem o e-mail com cerca de 38%. Sem dúvida, o ponto forte dessa
estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são
gratuitos, embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte
dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa
estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro
do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da
classificação e eventuais atualizações.
Estratégia #2 de Web Marketing: e-Mail Marketing
As pesquisas de
comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é
disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe
pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para
imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de
comunicação muito bem arejados com seus visitantes. Quando se fala
em eMail Marketing, as pessoas pensam imediatamente em mala-direta
eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida
por empresas sérias. Na verdade, a grande força do eMail Marketing é
sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a
abertura desse canal (opt-in). A comunicação autorizada possibilita o
conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente.
Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing
Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing
Estratégia #3 de Web Marketing: Programa de Afiliados
Um programa de
afiliados, é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e
enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de
comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de
afiliados o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que
faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle das vendas
pelo comerciante e também pelo afiliado. Programas
de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas empresas
utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que, da
mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, os programas de afiliados
se tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego.
Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados
Veja mais sobre programas de afiliados em: Programa de Afiliados
Estratégia #4 de Web Marketing: Banner, Links Patrocinados
Na
economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo
cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em
anúncios na TV, Rádio e mídia impressa. A WEB é um novo canal com
características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda
uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de
Soft-Marketing. A grande novidade são os links patrocinados - anúncios
pagos em sites de busca -- que estão ganhando fatias expressivas dos
recursos destinados à publicidade on-line. É importante, além da
geração de tráfego levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja,
a presença da marca na mente do consumidor. Se 100 pessoas clicaram
em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas viram a
marca.
Na seção Banner você vai encontrar mais informações sobre anúncios na forma de banners. Em Links patrocinados mais informações sobre essa forma de anúncios.
Estratégia #5 de Web Marketing: COMPRA COLETIVA
O sistema de divulção através da compra
coletiva é a mais nova forma de divulgação da Internet. Trata-se de uma
parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a
divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em
torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o
suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o
comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de
vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam
ao estabelecimento após conhecê-lo.
Na seção COMPRA COLETIVA você vai encontrar mais informações sobre essa estratégia de divulgação.
Conclusão:
Todas
as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar
retorno para o seu site. O ideal seria utilizar todas e avaliar
aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e,
principalmente, nos objetivos estabelecidos. Para isso, é fundamental
a observação de duas regras:
-
Acompanhar e quantificar o resultado do investimento realizado, ou seja, quantas ações desejadas (AD) foram realizadas, ex: visitas, compras, downloads, etc..
-
Comparar o retorno atingido com o investimento realizado. Isto poderia significar, por exemplo, responder a seguinte questão: quanto me custa a venda de meu produto “X” , se eu utilizar a estratégia “A” ? ou a “B” ou a “C” ?, e assim por diante.
Isso
pode ser feito sem grandes dificuldades com a tecnologia disponível e
representa uma das grandes vantagens do Web Marketing; a possibilidade
de mensurar com precisão o desempenho e os resultados obtidos nos
esforços promocionais.
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