Candidato do PSDB venceu ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).
Ele promete medidas emergenciais para saúde, saneamento e segurança.
3 comentários
Zenaldo Coutinho, do PSDB, eleito prefeito de Belém para os próximos quatro anos, afirmou na noite deste domingo (28), em coletiva de imprensa, que irá realizar um "choque de gestão na capital paraense".
"As maiores angústias da população se concentram na saúde, segurança e saneamento. A partir de janeiro, vou iniciar o plano de atenção básica e prevenção na saúde, com o programa Saúde da Família. Temos que botar para funcionar o que já existe. Os postos terão médicos e remédios", prometeu.
O candidato também falou de suas propostas para que Belém seja uma cidade mais limpa e segura. "Iremos também realizar mutirões de limpeza pública. Na segurança, trabalhar de maniera auxiliar com o governo do estado, e também instalar o Propaz municipal, além de investir em iluminação pública e na atuação da Guarda Municipal", disse o político, ao pontuar suas ações prioritárias para a gestão de Belém.
Com 100% dos votos apurados, segundo a Justiça Eleitoral, o candidato do PSDB teve 438.435 votos, o que corresponde a 56,61% dos votos válidos, contra 336.059 de Edmilson Rodrigues (PSOL) - 43,39%(confira apuração completa na cidade).
Ao lado de sua vice, Karla Martins, do governador do estado, Simão Jatene, e do recém-eleito prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), Zenaldo Coutinho, de 51 anos, reiterou que vai "atuar em parceria com o governo do estado e com as prefeituras da Região Metropolitana de Belém".
saiba mais
Logo no começo de sua fala, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, Coutinho agradeceu aos eleitores pelo voto "na união, que não é um mero mote de campanha, mas um compromisso de vida" e disse que "os problemas de Belém são problemas regionais, e as soluções tem que ser comuns ao estado e às cidades da Região Metropolitana, com apoio também do governo federal".
Simão Jatene agradeceu "a esperança do povo". Jatene disse que foi "a aliança com a população que levou Zenaldo e Pioneiro à vitória". O governador declarou que tem preparada para Icoaraci a construção de um novo hospital. "Já está com recursos definidos e está absolutamente sacramentado", afirmou Jatene.
Zenaldo sucede oito anos de gestão de Duciomar Costa (PTB). O novo prefeito afirmou que dará continuidade ao projeto do BRT (Bus Rapid Transit), mas de forma a readequá-lo. " Vou fazer as adequações para que o BRT não se conflite com o Ação Metrópole, que é o BRT que vai até Marituba que o governo do estado irá fazer. E vamos avançar o mais rápido possível considerando que houve um equívoco no início da obra sem as vias alternativas, que são a João Paulo e a Independência. Como ainda não temos as duas vias, iremos avançar o mais rapído possível o BRT na Almirante Barroso", explicou Coutinho.
Quanto a nova equipe de governo, Zenaldo disse que ainda não decidiu quem irá compó-la, mas afirmou que na segunda-feira (29) irá entrar em contato com o atual prefeito, Duciomar Costa, para que seja iniciada a transição. "Será uma transição tranquila", declarou.
PerfilZenaldo Rodrigues Coutinho Júnior nasceu 4 de fevereiro de 1961 em Belém. Formado em direito, é casado e tem duas filhas. Foi eleito vereador de Belém pelo PDT de 1983 aos 21 anos, conseguindo a reeleição em 1988.
Foi eleito deputado estadual duas vezes, atuando como presidente da Assembléia Legislativa em 1995. Em 1999, foi eleito deputado federal e chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Zenaldo também atuou como chefe da Casa Civil e secretário especial de proteção e desenvolvimento social durante o mandato do governador Simão Jatene.
Em 2011, Zenaldo deixou a secretaria para atuar na frente parlamentar contra a criação do estado de Carajás durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do estado.
CampanhaDurante a campanha, Zenaldo afirmou que irá realizar articulações políticas com o governador do estado, Simão Jatene, e com candidatos a prefeituras da região metropolitana de Belém. Zenaldo defende que esta articulação pode melhorar problemas graves da capital, como o transporte. Ele promete focar sua gestão em “três S”: saúde, saneamento e segurança pública.
Durante a disputa pelo segundo turno, Zenaldo foi questionado pelo candidato do PSOL sobre seu apoio ao atual prefeito de Belém, Duciomar Costa. Zenaldo alegou que não havia feito coligação com o prefeito, já que não considerava boa a atual gestão municipal. Durante o debate realizado na TV Liberal no dia 26, Zenaldo disse que pretendia fazer uma parceria com os demais prefeitos da Região Metropolitana de Belém, para solucionar probleas de maneira conjunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário